Voltar

Imobiliárias

Massaru Avaliações Imobiliárias

Avaliações Imobiliárias

A avaliação de imóveis, além de uma ciência, também deve ser tratada como uma arte. A arte de estimar valores. O conhecimento técnico científico acerca do assunto, associado ao bom senso e uma visão atualizada do mercado imobiliário, são as ferramentas imprescindíveis para o sucesso das avaliações.

Na análise imobiliária,  muitos fatores influenciam no valor patrimonial de um bem, como localização do imóvel, as condições de infraestrutura, conservação, área, vizinhança, padrão construtivo, etc. Nenhum imóvel é igual ao outro e, aspectos aparentemente sem importância, podem determinar uma considerável variação no valor de um imóvel. Portanto, para se estimar o valor de mercado de um imóvel, é necessário recorrer a uma avaliação imobiliária sensível a estes quesitos.

Exercer a atividade demanda experiência, vivência com as sutilezas do mercado, conhecimento de aspectos legais e detalhes técnicos estruturais do imóvel.

 

Avaliação do valor de mercado de um bem, nada tem a ver com a avaliação de custo de construção de um imóvel, mas trata-se do valor mercadológico do imóvel em questão, por quanto ele pode ser vendido. 

O profissional do ramos imobiliário, tendo sido habilitado em treinamento específico de avaliação imobiliária e passado pelo crivo da habilitação perante os juízos, está apto a emitir Pareceres Técnicos (PTAM – Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica0) e Laudo Pericial, na qualidade de perito, quando for nomeado por juízes a instruir processos.

Quanto a competência da atividade de avaliar imóveis, não podemos deixar de reconhecer que o profissional que lida com o mercado imobiliário, na compra e venda de unidades e que se dedica no dia a dia a conhecer as características da oferta e demanda, é o mais qualificado para apurar o valor de um imóvel de forma coerente com o mercado.

Todas as avaliações elaboradas por Peritos Corretores de Imóveis inscritos no CNAI (Cadastro Nacional de Avaliadores de Imóveis) devem ter afixadas no seu encerramento um selo certificador fornecido pelo CRECI – COFECI e suas Delegacias, o que irá identifica que o corretor de Imóveis tem competência para realizar avaliações e confere credibilidade e idoneidade ao Parecer Técnico e Laudo Judicial.

 

 

APLICAÇÕES DA AVALIAÇÃO IMOBILIÁRIA

Atuamos na determinação do valor de mercado de bens imobiliários em geral: sejam imóveis residenciais urbanos, ou casas de praia, de campo, chácaras, loteamentos, condominios verticais e horizontais, gleba urbanizáveis; sejam imóveis comerciais: galpões, lojas, salas, conjuntos, terrenos, hangar.

A avaliação do valor de mercado de um bem imóvel se aplica a levantar o seu valor para objetivos de comercialização: venda, aluguel, leilão; assim, como para fins de levantamento de valor patrimonial de empresas; ou em situações de litígio de ampla natureza: inventários, desapropriações, divórcios, falências, penhoras, renovatórias de aluguel.

A avaliação de mercado de um imóvel também se faz necessária ás instituições financeiras em situação de financiamento imobiliário e assume grande importância nos processos de incorporação, cisão, fusão e aumento de capital de uma empresa.

O grupo Massaru Oferece este serviço com equipe especializada, solicite nossa consultoria.

Fonte: http://antoniobulhoes.com.br/avaliacoes/


Solicitação de cotação

Utilize o formulário abaixo para entrar em contato.

Tira dúvida.